Vocês sabem o que é coworking?
Coworking é uma tendência mundial para um novo padrão de trabalho. Fazemos parte de uma geração com os profissionais cada vez menos enraizados e por conseqüência percebeu-se a necessidade da disponibilização de espaços temporários para trabalho. A idéia é fantástica e agrega em todos os sentidos, pare e pense comigo, tem coisa melhor que um escritório montadinho, com toda estrutura, desde o cafézinho até salas de reuniões, onde você paga pelo tempo efetivo de uso? It's wonderful!
Sem contar que a troca de informações gerada é muito bacana, profissionais de várias áreas têm a oportunidade de compartilhar valores, experiências e saindo totalmente do isolamento conseqüente dos profissionais autônomos, que trabalham em casa e em alguns casos viajam muito.
Pois bem, eu havia lido uma matéria há um tempo sobre isso, nada que me fizesse uma “expert” no assunto, mas me deu uma idéia do que se trata. E ontem, tive o mega prazer de visitar pessoalmente um escritório dessa prática tão moderna. O escritório chama-se NEX Coworking, que tem como fundador o jornalista André Pegorer. O NEX apostando nessa nova tendência abriu suas portas em 2011 e criou “um escritório baseado em conceito colaborativo”.
E como não poderia ser diferente, tratando-se de pessoas atualizadas, o NEX não para por aí, além de oferecer o que já falei, eles ainda organizam grupos de discussão sobre temas atuais voltados ao mercado de trabalho, mídias sociais, internet, oferecem cursos, bate-papos sobres os mais diversos temas, e foi nessa que eu embarquei ontem. Semana passada eu e o Chris fomos convidados pelo nosso amigo tecnológico Gibran, para participarmos de um desses bate-papos. Eu, lógico, já me arrepiei, putz, vou ter que falar em público (para aqueles que não me conhecem, eu tenho pavor disso, mas não é um pavor controlado, é uma coisa estranha que vem de dentro, sei lá o que rola), mas logo veio a boa notícia, a conversa será para 5 ou 6 pessoas, diminuído o número de olhos, me acalmei um pouco e ok vamos lá.
Perguntei para o Chris, qual era o tema, e como sempre ele me responde com toda a naturalidade do mundo: “Luly, o tema é Google +”, eu fiquei paralisada, óbvio, na hora pensei, onde é que eu estava com a cabeça em aceitar participar de um bate-papo sobre algo que eu não tenho conhecimento algum? Mas depois me acalmei e pensei novamente, e mais uma vez, óbvio, veio a magnífica idéia “VAI PESQUISAR GAROTA”. Nesse meio tempo o Gibran já enviou o convite do Google + e tudo foi clareando, ok ok, clareando foi demais, tudo foi pelo menos passando a fazer parte da minha linguagem e percepção.
Então lá fomos nós ao “temido” bate-papo, meu Deus! Passei mal quando vi a quantidade de gente e óbvio mais uma vez, pensei, “mas não eram apenas 5 ou 6 pessoas, mentiram pra mim?”, mas não tinha como voltar atrás, então foi dado início as apresentações, M.I.S.E.R.I.C.Ó.R.D.I.A, procurei o buraco mais próximo, mas ele não foi encontrado, é claro, então, sem alternativa me apresentei e como num passe de mágica as coisas foram se acalmando dentro de mim e tudo foi clareando, sim clareando mesmo, porque minutos antes tudo escureceu, tipo blackout, eclipse total, mas finalmente as coisas foram aparecendo.
Super a vontade, já estava dando opinião, rindo alto e me sentindo a vontade para falar daquele tema que há pouco eu não fazia idéia do que se tratava. E gente, vou falar, a galera que estava presente é fera. Deram um show de conhecimento, trocamos informações e enfim eu entendi o que é o tal do Google +.
Vamos a explicação que mais ou menos o define: “Para competir com o Facebook no mercado das redes sociais, a empresa Google lançou mais uma opção de interatividade entre os seus usuários. Dessa vez, o novo produto se chama Google + (ou Google Plus) e para fazer o cadastro é preciso que as pessoas recebam convites individuais.” Porém, na conversa de ontem, eu senti, que vai além disso. Posso até estar enganada, mas hoje, vejo o Google + como algo que busca ser maior, para uns é claro que vai ser apenas o substituto do Facebook, mas para outros, será um facilitador, afinal todos os produtos Google estarão agrupados em um só lugar. Muitos acreditam que vai “matar” o Facebook, eu acho que não, e na boa, nem imagino que este deva ser o objetivo, pelo que notei até agora, os públicos serão diferentes no geral. As redes sociais têm seus públicos determinados, que provavelmente não vão sair da zona de conforto para buscar algo que os faça perder contatos ou informações. Eles podem até experimentar, mas migrar totalmente acho difícil.
Mas enfim, sobre o Google +, podemos dizer, mesmo que prematuramente, que tem muito potencial, ainda precisa de muitas adaptações e melhorias, é claro, mas pode e acredito que vai dar certo, desde que não fique limitado a ser apenas o concorrente do facebook, mas que seja algo muito diferente para quem precisa de algo diferente.
Vamos aguardar!!!
Serviço:
André Pegorer
Atividade: Jornalista e Fundador do Nex
Empresa: NEX COWORKING
(41) 3023-7061 / (41) 9603-1968
Quem quiser saber mais sobre o Google+:
A idéia é perfeita, compartilhar informação reduzindo custos e maximizando a criatividade.
ResponderExcluirAdorei participar do bate-papo e estarei em quantos forem possiveis!
Acredito que a idéia de coworking seja realmente uma tendência mundial como temos visto em grandes centros e países bem mais desenvolvidos (infelizmente) que o nosso. Compartilhar espaço, otimizando tempo dos usuários facilita quem tem hoje falta de um local "mais formal" de trabalho.
ResponderExcluirQuanto ao google+, vou ter que dar mais um tempinho pra ele pra conseguir acreditar no seu conceito...
Parabéns pelo texto Lu, como sempre palavras gostosas de ler... Um beijo!
Como sempre palavras gostosas de ler.. É isso mesmo! Lu, tu não parecia nenhum pouco nervosa. Foi super legal mesmo. Logo teremos mais um Nex Chat! A Clara também está convidada! rsrs..
ResponderExcluirAh, gostei do amigo tecnológico! =P
Olá, em breve abriremos mais um coworking no Rio!
ResponderExcluirÉ a nova era da colaboração se firmando!
Visite o nosso blog e Participe da Pesquisa!!
Ou indique alguém para fazer parte da equipe!
http://meucowork.wordpress.com/
Saudações compartilhadas!